Muitos brasileiros perdem o controle de seus gastos e não sabem como sair das dívidas. Acompanhe esse texto com dicas de como quitar dívidas de maneira descomplicada para recuperar novamente a saúde financeira.
Como sair das dívidas: assuma seu problema
Por mais óbvio que possa parecer, uma das coisas mais difíceis em resolver um problema é assumir que você tem um problema. E esse é o primeiro passo para quitar suas dívidas.
Liste suas dívidas
Antes de definir qual dívida pagar, você precisa saber quais dívidas você tem. Faça uma lista de tudo o que você está devendo, desde contas atrasadas da casa a cartões de crédito. Para cada pagamento, coloque o valor que você deve, os juros e o valor total.
Crie um "ranking" das suas dívidas
Depois de listar todas as dívidas, coloque no topo da lista as contas que têm juros mais altos. Elas serão prioridade!
Soluções práticas para sair das dívidas
O próximo passo é procurar soluções para resolver seu problema. Abaixo, mostramos algumas coisas que você pode adotar no seu dia a dia. São elas:
Pague as dívidas com juros maiores
Depois de verificar as dívidas com juros mais altos, o pagamento delas devem ser prioridade para você. Isso porque, com o tempo, elas fazem você se endividar cada vez mais.
Negocie suas dívidas
A possibilidade de renegociar o que se deve com os credores é um trunfo importante. Nesta etapa, aquele que deseja sair das dívidas pode utilizar todos os detalhes de que tomou conhecimento organizando o orçamento para tratar diretamente com quem deve, afinal, também é de grande interesse do credor receber o valor devido.
Não tenha medo de negociar. Com o orçamento detalhado e o controle de seus gastos, fica fácil observar como resolver seus problemas financeiros. Este é o momento em que você apresenta ao credor formas de quitar as dívidas para alcançar o maior desconto possível e diminuir o valor de cada uma delas. Veja sempre se:
- Existe algum valor que pode ser descontado em pagamentos à vista
- Qual o desconto percentual sobre o valor total da dívida
Tenha em mente o quanto você pode oferecer para ter o controle da conversa e conseguir melhores descontos.
Busque renda extra
Muitas vezes o orçamento mensal pode parecer apertado diante das necessidades como sair das dívidas, por exemplo. É a hora de botar a criatividade para trabalhar. É possível que existam alguns itens que você não deseja mais e podem ser vendidos. Redes sociais e sites especializados podem ser de grande ajuda. Trabalhos artesanais e de culinária, como bolos e doces, podem também representar uma forma fácil de garantir uma renda a mais para atingir a meta de quitar divididas.
Peça um empréstimo
O empréstimo para quitar dívidas também é uma parte da solução. Depois de todas as etapas anteriores, se ainda continuar parecendo difícil sair das dívidas, existem possibilidades viáveis para enxergar uma luz no fim do débito.
É preciso analisar bem a situação antes de pegar um empréstimo. Essa é uma opção que pode realmente valer a pena no caso de trocar uma dívida grande, com juros caros, por uma outra com juros mais baixos. Por isso o empréstimo consignado para negativado pode ser uma boa solução para esses casos.
É preciso avaliar não só as opções de crédito e juros, mas também as empresas que oferecem o valor. No empréstimo consignado para negativado, o pagamento é vinculado a folha de pagamento ou a algum benefício. Não é regra, mas costuma ter a utilização de imóvel ou veículo como garantia. No caso do bem como garantia é preciso que o carro ou imóvel seja próprio e quitado.
Leia mais:
Como conseguir um empréstimo consignado para limpar o nome
Empréstimo consignado online para negativados – Guia Completo 2019
Peça dinheiro emprestado para família e amigos
Dependendo do tamanho do “aperto”, a solução pode estar mais próxima do que o imaginado. A pessoa que deve e está determinada a sair das dívidas pode recorrer a amigos e familiares, que geralmente apresentam condições amigáveis na devolução dos valores adquiridos.
Inicialmente a situação pode se apresentar como constrangedora, mas apresentar claramente os motivos demonstra a necessidade e honestidade na hora de fazer o pedido. Para que o parente ou amigo se sinta mais seguro, é possível fazer um acordo por escrito. Desta forma, ainda fica clara a seriedade da situação.
É importante também que aquele que pensa nesta saída como forma de quitar dívidas apresente a determinação em cumprir com os compromissos. Demonstrar a organização e todos os passos anteriores deste guia prático pode ser um bom argumento na hora de conversar com pessoas de confiança.
Evite se endividar novamente
Sempre ter dívidas não é um sinal de que a sua saúde financeira está indo bem. Por isso, vamos ajudar você a manter as coisas em ordem com algumas dicas de como evitar a voltar com as dívidas.
Tenha o controle de seus gastos
Organização é o primeiro passo para aprender como sair das dívidas. Para isso é preciso estabelecer uma meta clara – quitar todas as dívidas, por exemplo – e ter determinação de controlar os gastos a partir de então.
Imprevistos acontecem, mas este é o momento de fazer sacrifícios, portanto não faça novas dívidas a menos que seja urgente. Depois, faça um orçamento detalhado, corte gastos supérfluos e liste todas as dívidas e pagamentos atrasados.
Aqui entram os valores de cartões de crédito, carnês, contas fixas, cheque especial e prestações. Para entender como quitar dívidas é importante determinar cada uma das contas e suas taxas de juros. Saber o total devido é pode ser assustador, mas esta etapa é fundamental para recuperar a saúde financeira.
Leia mais:
Os melhores aplicativos para controlar as finanças e economizar dinheiro
Sempre consulte o CPF no Serasa
Para ter certeza de desempenhar todo esforço para quitar de vez as dívidas, sempre consulte a situação de seu CPF no Serasa. Algumas dívidas podem negativar seu nome sem que você nem ao menos perceba. Isso acontece em situações corriqueiras, como ao se mudar e esquecer de avisar a alguma empresa.
Checar com frequência seu CPF garante que nenhum débito fique para trás e que os juros não transformem uma situação normal em um grande problema. Ter certeza de quanto você deve e a quem é uma garantia para saber como sair das dívidas.
A Dinheirow é o correspondente bancário do banco Arbi. Somos especialistas em crédito consignado online, em um processo feito 100% pela internet e com auxílio de equipe especializada para melhorar as taxas de aprovação, além de acelerar a resposta.
Nossas taxas de juros são a partir de 1,8% ao mês e depois de aprovado o empréstimo, o valor cai na sua conta em até dois dias úteis.