Contracheque de Servidor Federal: saiba todas as informações

Publicado : 06/03/2020
Atualizado : 06/03/2020

O contracheque de servidor federal é o documento que comprova os rendimentos mensais brutos e líquidos, bem como os descontos ou aumentos concedidos. 

Essa é uma forma de documentar as informações para que o servidor saiba quais são os seus benefícios, bem como quais porcentagens de descontos aplicados sobre o seu salário. 

Além disso, no contracheque de servidor federal são descritos também as referências relativas ao crédito consignado, que segundo a lei não pode ultrapassar o limite de 35% do salário mensal. 

Dessa porcentagem 30% podem ser utilizados para contratação de empréstimos consignados, enquanto que 5% podem ser destinados ao pagamento do cartão de crédito consignado. 

Contracheque de servidor federal


O contracheque de servidor federal pode ser acessado pelo portal do servidor. 

Ele auxilia no controle dos descontos do imposto de renda, o que facilita bastante na hora de apresentar a declaração anual.

Além de poder acessar as informações por meio do portal, é possível obtê-las por meio do Sigepe Mobile, um aplicativo criado especialmente para o servidor. 

Outras  informações financeiras como  rendimentos, tributos pagos, pagamento de pensão alimentícia, margem consignável e muitas outras informações.  

Por ser rico em informações o contracheque de servidor federal precisa resumir os títulos em siglas, para que assim seja possível fornecer em um só documento todas as informações necessárias. 

servidor publico federal holerite

O que significam as informações no meu contracheque?


O contracheque de servidor federal é um resumo de sua vida financeira no trabalho. Nele você pode encontrar as seguintes informações: 

  • Dados pessoais; 
  • Dados bancários para creditar o pagamento; 
  • Rendimentos; 
  • Descontos;
  • Benefícios adquiridos 
  • Margem consignável.   

O SIAPE é o Sistema Integrado de Administração de Pessoal responsável por centralizar todas as informações referentes à folha de pagamento dos servidores da administração pública federal.

Com tantos dados que precisa ser repassados para o servidor, a única forma de conseguir reunir as informações necessárias em um só documento é resumindo em siglas. 

Aprender o que significa cada uma das siglas é importante para que você consiga entender o seu contracheque de servidor federal. 

Dessa forma você poderá acompanhar todas as alterações, por exemplo, quando há aumento de salário, pagamento de férias e outras gratificações. 

Veja abaixo o que significa cada uma delas:

Sigla da UPAG

Unidade pagadora, nesse espaço será descrito o órgão que está efetuando o pagamento. 

UF

Unidade Federativa, ou seja, estado ou Distrito Federal à qual pertence a unidade pagadora do servidor. 

Você vai encontrar nesse espaço apenas a siglas da unidade, por exemplo: ES – se a unidade for do Espírito Santo. 

Regime Jurídico

É a descrição do regime de trabalho à qual o servidor está sujeito. Ele pode ser o estatutário, definido pela sigla EST, ou contratado, simbolizado pela sigla CDT.

Situação funcional

 É uma espécie de descrição da situação do servidor dentro do regime jurídico que ele se enquadra. 

Quem é estatutário pode ter a situação funcional definida como: aposentado, cedido, excedente, em exercício provisório ou nomeado em cargo comissionado. 

Enquanto que a descrição da situação funcional dos contratados é exemplificada o cargo que ele ocupa. 

Sigla da Uorg

Unidade organizacional à qual você pertence, ele é representado por uma sigla. Cada unidade possui a sua. 

Por exemplo, o Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado tem a sigla MARE. 

UF

Assim como na descrição da unidade pagadora, essa sigla informa se localiza a unidade organizacional à qual você pertence. 

Ela é simbolizada por duas letras referente ao estado ou Distrito Federal, por exemplo: CE- Ceará.

 

Nome do servidor

Nesse espaço é descrito o nome completo do servidor, ele pode ser abreviado, mas precisa estar completo e não é permitido o uso de apelidos. 

Matrícula Siape

A matrícula SIAPE é seu número de identificação dentro do sistema. Ela é composta por 7 dígitos que não se repetem. 

Identificação única

É referente ao número de registro de identificação do servidor na Administração Pública, é composto por 9 dígitos. 

Cargo ou emprego

Nesse espaço é identificado o cargo que o servidor ocupa. Ele pode ser descrito de forma abreviada, mas precisa estar completo. Por exemplo, Analista de Assistência Social.

Classe

É representada sempre por uma letra, que varia de acordo com a posição do servidor na estrutura de sua carreira. Pode ser: A, B,C, D entre outras.

Referência, padrão ou nível

Essa descrição é sempre apresentada em números romanos e varia de acordo com a posição ocupada, bem como o vencimento do servidor. 

Função

Cada órgão identifica a função de uma forma, pode ser letras ou números, essa é uma forma de especificar a função ocupada pelo servidor. 

Dependentes salário família

Nesse espaço será descrito quantos dependentes para receber o salário família o servidor possui. Esse benefício depende do valor do salário e da idade dos dependentes. 

Se eles não tiverem direito, o campo será preenchido com dois números 0. 

Dependentes IR

Caso o servidor tenha dependentes para serem declarados no imposto de renda, a quantidade deve constar nesse campo. 

ATS %

O Adicional por tempo de serviço é simbolizado por essa sigla e representa a porcentagem do benefício adquirido por tempo de serviço. 

CPF

É o seu número de cadastro de pessoa física na Receita Federal, na descrição não pode conter traços. 

Mês e ano de pagamento

Essa informação é referente ao mês e ano do pagamento, no entanto, os dados são referentes ao mês anterior, ou seja, o mês trabalhado. 

Banco e Agência

Nesse campo está a descrição do banco da agência onde o salário será creditado. O banco é identificado pelo código composto por 3 dígitos. 

Os números do campo agência são referentes à conta corrente para recebimento do pagamento mensal. 

Conta salário

É a conta destinada exclusivamente para crédito do salário, é exigido que ela esteja em nome do servidor para que o crédito seja feito.  

Conta para outras operações

Nem todo contracheque de servidor federal possui esse campo para ser preenchido. 

No entanto, caso apareça no seu, ela diz respeito a outras contas em que podem ser realizadas outras operações que não sejam o crédito em conta. 

Empréstimos Consignados

É um benefício para todos os servidores públicos federal, estadual e municipal, que consiste na possibilidade de solicitar empréstimo em bancos ou instituições bancários credenciadas com desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento. 

Margem consignável

A margem consignável é a porcentagem do seu salário que pode ser comprometida com o pagamento do empréstimo consignado. 

Segundo a  Lei regulamentadora, essa porcentagem não pode ultrapassar 30% do salário líquido mensal para empréstimos e 5% para carta de crédito consignado.

Ela é descrita no seu contracheque de servidor federal, caso use alguma parte, as informações são sempre atualizadas.

 

Crédito consignado na folha de pagamento

É uma modalidade de crédito pessoal, com juros baixos e sem burocracia cujo pagamento das prestações é descontado diretamente na folha de pagamento. 

Exemplo de empréstimo consignado

Vamos supor que você esteja precisando de dinheiro para fazer uma reforma na sua casa, mas não pode esperar até economizar todo valor. 

Para saber qual o valor você pode pegar é possível fazer uma simulação online. Entre agora em nosso site e preencha os dados solicitados. 

Em segundos, você terá todas as informações que precisa para solicitar o seu empréstimo, com juros reduzidos e um prazo muito maior para pagar. 

Veja o seguinte exemplo: o valor que você precisa é de R$ 30.000,00. Para não pesar no orçamento mensal você deseja pagar o valor em 48 meses. 

Adquirindo sem empréstimo na Dinheirow você pagará o valor de R$938,67 por mês, e assim poderá fazer a reforma que tanto deseja.

Conclusão

O contracheque de servidor federal é um documento importante onde estão reunidas todas as informações sobre a sua atividade financeira ligada ao trabalho. 

Embora seja cheio de siglas, elas são simples e fáceis de serem atendidas e garantem que todas as informações sejam transparentes. 

Buscando facilitar cada vez mais a vida do servidor, o SIAPE disponibiliza também a versão móbile para que você tenha acesso a todos os seus dados na palma de suas mãos. 

Os servidores públicos possuem muitas vantagens, entre elas a possibilidade do empréstimo consignável para lhe ajudar a realizar seus sonhos com mais rapidez. 

Dinheirow é o correspondente bancário do banco Arbi. Somos especialistas em crédito consignado online, em um processo feito 100% pela internet e com auxílio de equipe especializada para melhorar as taxas de aprovação, além de acelerar a resposta.

Nossas taxas de juros são a partir de 1,6% ao mês e depois de aprovado o empréstimo, o valor cai na sua conta em até dois dias úteis.

Gostou? clique abaixo no botão e compartilhe


Assine a Newsletter Dinheirow!

Fique sabendo primeiro das melhores dicas e receba conteúdo exclusivo para a saúde do seu bolso com quem mais entende

Contracheque de Servidor Federal: saiba todas as informações


Publicado : 06/03/2020
Atualizado : 06/03/2020

O contracheque de servidor federal é o documento que comprova os rendimentos mensais brutos e líquidos, bem como os descontos ou aumentos concedidos. 

Essa é uma forma de documentar as informações para que o servidor saiba quais são os seus benefícios, bem como quais porcentagens de descontos aplicados sobre o seu salário. 

Além disso, no contracheque de servidor federal são descritos também as referências relativas ao crédito consignado, que segundo a lei não pode ultrapassar o limite de 35% do salário mensal. 

Dessa porcentagem 30% podem ser utilizados para contratação de empréstimos consignados, enquanto que 5% podem ser destinados ao pagamento do cartão de crédito consignado. 

Contracheque de servidor federal


O contracheque de servidor federal pode ser acessado pelo portal do servidor. 

Ele auxilia no controle dos descontos do imposto de renda, o que facilita bastante na hora de apresentar a declaração anual.

Além de poder acessar as informações por meio do portal, é possível obtê-las por meio do Sigepe Mobile, um aplicativo criado especialmente para o servidor. 

Outras  informações financeiras como  rendimentos, tributos pagos, pagamento de pensão alimentícia, margem consignável e muitas outras informações.  

Por ser rico em informações o contracheque de servidor federal precisa resumir os títulos em siglas, para que assim seja possível fornecer em um só documento todas as informações necessárias. 

servidor publico federal holerite

O que significam as informações no meu contracheque?


O contracheque de servidor federal é um resumo de sua vida financeira no trabalho. Nele você pode encontrar as seguintes informações: 

  • Dados pessoais; 
  • Dados bancários para creditar o pagamento; 
  • Rendimentos; 
  • Descontos;
  • Benefícios adquiridos 
  • Margem consignável.   

O SIAPE é o Sistema Integrado de Administração de Pessoal responsável por centralizar todas as informações referentes à folha de pagamento dos servidores da administração pública federal.

Com tantos dados que precisa ser repassados para o servidor, a única forma de conseguir reunir as informações necessárias em um só documento é resumindo em siglas. 

Aprender o que significa cada uma das siglas é importante para que você consiga entender o seu contracheque de servidor federal. 

Dessa forma você poderá acompanhar todas as alterações, por exemplo, quando há aumento de salário, pagamento de férias e outras gratificações. 

Veja abaixo o que significa cada uma delas:

Sigla da UPAG

Unidade pagadora, nesse espaço será descrito o órgão que está efetuando o pagamento. 

UF

Unidade Federativa, ou seja, estado ou Distrito Federal à qual pertence a unidade pagadora do servidor. 

Você vai encontrar nesse espaço apenas a siglas da unidade, por exemplo: ES – se a unidade for do Espírito Santo. 

Regime Jurídico

É a descrição do regime de trabalho à qual o servidor está sujeito. Ele pode ser o estatutário, definido pela sigla EST, ou contratado, simbolizado pela sigla CDT.

Situação funcional

 É uma espécie de descrição da situação do servidor dentro do regime jurídico que ele se enquadra. 

Quem é estatutário pode ter a situação funcional definida como: aposentado, cedido, excedente, em exercício provisório ou nomeado em cargo comissionado. 

Enquanto que a descrição da situação funcional dos contratados é exemplificada o cargo que ele ocupa. 

Sigla da Uorg

Unidade organizacional à qual você pertence, ele é representado por uma sigla. Cada unidade possui a sua. 

Por exemplo, o Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado tem a sigla MARE. 

UF

Assim como na descrição da unidade pagadora, essa sigla informa se localiza a unidade organizacional à qual você pertence. 

Ela é simbolizada por duas letras referente ao estado ou Distrito Federal, por exemplo: CE- Ceará.

 

Nome do servidor

Nesse espaço é descrito o nome completo do servidor, ele pode ser abreviado, mas precisa estar completo e não é permitido o uso de apelidos. 

Matrícula Siape

A matrícula SIAPE é seu número de identificação dentro do sistema. Ela é composta por 7 dígitos que não se repetem. 

Identificação única

É referente ao número de registro de identificação do servidor na Administração Pública, é composto por 9 dígitos. 

Cargo ou emprego

Nesse espaço é identificado o cargo que o servidor ocupa. Ele pode ser descrito de forma abreviada, mas precisa estar completo. Por exemplo, Analista de Assistência Social.

Classe

É representada sempre por uma letra, que varia de acordo com a posição do servidor na estrutura de sua carreira. Pode ser: A, B,C, D entre outras.

Referência, padrão ou nível

Essa descrição é sempre apresentada em números romanos e varia de acordo com a posição ocupada, bem como o vencimento do servidor. 

Função

Cada órgão identifica a função de uma forma, pode ser letras ou números, essa é uma forma de especificar a função ocupada pelo servidor. 

Dependentes salário família

Nesse espaço será descrito quantos dependentes para receber o salário família o servidor possui. Esse benefício depende do valor do salário e da idade dos dependentes. 

Se eles não tiverem direito, o campo será preenchido com dois números 0. 

Dependentes IR

Caso o servidor tenha dependentes para serem declarados no imposto de renda, a quantidade deve constar nesse campo. 

ATS %

O Adicional por tempo de serviço é simbolizado por essa sigla e representa a porcentagem do benefício adquirido por tempo de serviço. 

CPF

É o seu número de cadastro de pessoa física na Receita Federal, na descrição não pode conter traços. 

Mês e ano de pagamento

Essa informação é referente ao mês e ano do pagamento, no entanto, os dados são referentes ao mês anterior, ou seja, o mês trabalhado. 

Banco e Agência

Nesse campo está a descrição do banco da agência onde o salário será creditado. O banco é identificado pelo código composto por 3 dígitos. 

Os números do campo agência são referentes à conta corrente para recebimento do pagamento mensal. 

Conta salário

É a conta destinada exclusivamente para crédito do salário, é exigido que ela esteja em nome do servidor para que o crédito seja feito.  

Conta para outras operações

Nem todo contracheque de servidor federal possui esse campo para ser preenchido. 

No entanto, caso apareça no seu, ela diz respeito a outras contas em que podem ser realizadas outras operações que não sejam o crédito em conta. 

Empréstimos Consignados

É um benefício para todos os servidores públicos federal, estadual e municipal, que consiste na possibilidade de solicitar empréstimo em bancos ou instituições bancários credenciadas com desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento. 

Margem consignável

A margem consignável é a porcentagem do seu salário que pode ser comprometida com o pagamento do empréstimo consignado. 

Segundo a  Lei regulamentadora, essa porcentagem não pode ultrapassar 30% do salário líquido mensal para empréstimos e 5% para carta de crédito consignado.

Ela é descrita no seu contracheque de servidor federal, caso use alguma parte, as informações são sempre atualizadas.

 

Crédito consignado na folha de pagamento

É uma modalidade de crédito pessoal, com juros baixos e sem burocracia cujo pagamento das prestações é descontado diretamente na folha de pagamento. 

Exemplo de empréstimo consignado

Vamos supor que você esteja precisando de dinheiro para fazer uma reforma na sua casa, mas não pode esperar até economizar todo valor. 

Para saber qual o valor você pode pegar é possível fazer uma simulação online. Entre agora em nosso site e preencha os dados solicitados. 

Em segundos, você terá todas as informações que precisa para solicitar o seu empréstimo, com juros reduzidos e um prazo muito maior para pagar. 

Veja o seguinte exemplo: o valor que você precisa é de R$ 30.000,00. Para não pesar no orçamento mensal você deseja pagar o valor em 48 meses. 

Adquirindo sem empréstimo na Dinheirow você pagará o valor de R$938,67 por mês, e assim poderá fazer a reforma que tanto deseja.

Conclusão

O contracheque de servidor federal é um documento importante onde estão reunidas todas as informações sobre a sua atividade financeira ligada ao trabalho. 

Embora seja cheio de siglas, elas são simples e fáceis de serem atendidas e garantem que todas as informações sejam transparentes. 

Buscando facilitar cada vez mais a vida do servidor, o SIAPE disponibiliza também a versão móbile para que você tenha acesso a todos os seus dados na palma de suas mãos. 

Os servidores públicos possuem muitas vantagens, entre elas a possibilidade do empréstimo consignável para lhe ajudar a realizar seus sonhos com mais rapidez. 

Dinheirow é o correspondente bancário do banco Arbi. Somos especialistas em crédito consignado online, em um processo feito 100% pela internet e com auxílio de equipe especializada para melhorar as taxas de aprovação, além de acelerar a resposta.

Nossas taxas de juros são a partir de 1,6% ao mês e depois de aprovado o empréstimo, o valor cai na sua conta em até dois dias úteis.

Gostou? clique abaixo no botão e compartilhe



Assine a Newsletter Dinheirow!

Fique sabendo primeiro das melhores dicas e receba conteúdo exclusivo para a saúde do seu bolso com quem mais entende




MAIS VISTOS




TEMAS



Ultimas noticias do blog

SOBRE A DINHEIROW

A Dinheirow é uma plataforma digital de empréstimo consignado. Acreditamos que todas as pessoas podem ter uma relação mais saudável com o dinheiro.

De uma forma transparente e amigável, ajudamos as pessoas a terem uma vida melhor e realizarem seus sonhos por meio de empréstimo com juros baixos e educação financeira.

Na Dinheirow, o processo é 100% digital e ágil. A contratação é realizada online, inclusive a assinatura do contrato, e garantimos seu dinheiro em conta em até 2 dias úteis após a aprovação.

Viemos para revolucionar o mercado de crédito consignado. Quer vir junto conosco? Faça agora mesmo uma simulação de seu empréstimo consignado.