Mesmo que a gente seja uma empresa de empréstimo consignado online, precisamos falar sobre outros tipos de crédito.
Isso porque queremos que as pessoas entendam que existem outras modalidades e que elas podem escolher o que é melhor para sua própria saúde financeira.
Muitos especialistas em finanças, principalmente as finanças pessoais, sugerem que antes de qualquer compra é necessário acumular o necessário para pagar à vista. Porém, nem sempre isso é possível.
Seja qual for o crédito que você tenha escolhido como saída para o problema que você identificou ter, é sempre importante você entender do que se trata. Isso para evitar qualquer tipo de surpresa desagradável.
Ao longo desse artigo vamos mostrar as diferenças entre as principais linhas de crédito.
O que torna a dívida mais cara que outra
O conceito de “dívida cara” não está relacionada ao valor total e sim às taxas de juros.
Quanto maior a taxa de juros, maiores são as multas e consequentemente maior o valor final da dívida.
Essas são as famosas dívidas “bola de neve” e o melhor exemplo para ilustrar isso é a dívida do cartão de crédito: com um dos juros mais altos do mercado, é capaz de deixar muitas pessoas com o nome sujo.
Diferença entre Taxas de Juros
Em operações de crédito, as taxas de juros estão diretamente relacionadas com o risco da inadimplência. Quanto maior a possibilidade de a pessoa não pagar de volta, maiores são as taxas de juros.
E para garantir que o cliente honre o compromisso financeiro, os bancos pedem declarações ou comprovantes. Em alguns casos são solicitados aval de terceiros (fiadores), desconto na folha de pagamento, alienação de veículo ou imóvel.
Diferenças entre financiamento, empréstimo consignado e consórcio
Cada modalidade de crédito tem a sua particularidade e vamos explicar cada uma delas.
Financiamento
É o tipo de pagamento concedido com uma finalidade específica.
Ao financiar, por exemplo, um imóvel ou um veículo, o bem será deixado como uma espécie de garantia de pagamento enquanto a dívida não for quitada.
O bem poderá ser usado normalmente, como se ele já pertencesse a você. Enquanto o bem não é totalmente quitado, no documento dele fica registrada a alienação fiduciária, ou seja, o vínculo com o banco.
As taxas de juros para financiamento variam bastante, Por exemplo, no financiamento imobiliário, as taxas variam entre 11,50% e 20,98% ao ano.
Além dos juros, tanto os consórcios quanto os financiamentos cobram taxas como a Tarifa de Abertura de Crédito (TAC), taxa de avaliação do imóvel e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que também encarecem o crédito.
Empréstimo Consignado
Do contrário do financiamento, quem solicita um empréstimo consignado tem total liberdade para usar o crédito como quiser.
E dependendo da instituição, a burocracia é ainda menor. Por exemplo, com o crédito consignado online, não é necessário nem se deslocar para o banco e a quantidade de documentos é bem menor, reduzindo a quantidade de papeis.
Inclusive, o contrato poderá ser assinado digitalmente com total segurança.
Além do empréstimo consignado, existem ainda outras modalidades de empréstimo, como o empréstimo pessoal. Dentre os diferentes tipos de empréstimos, o consignado tem as menores taxas de juros e menor burocracia.
Segundo o Banco Central, as taxas de juros do empréstimo consignado chegam a até 4,35% ao mês.
Consórcio
Diferente do empréstimo consignado e do financiamento, no consórcio você tem ainda menos liberdade. É uma modalidade financeira em grupo: pessoas físicas ou jurídicas se unem para formar um fundo no intuito de adquirir bens de mesma natureza.
Este fundo será administrado por uma empresa, a qual se responsabilizará pela gestão dos valores e contemplação da carta de crédito nas assembleias periódicas.
E do contrário das outras modalidades de crédito, no consórcio não há juros. No entanto, existem outros tipos de taxas: o fundo comum, a taxa de administração, o fundo de reserva e o seguro.
Como Escolher a Melhor Opção
A melhor opção estará diretamente relacionada com a sua atual situação financeira.
Por exemplo: se você for um funcionário público e precisa de um dinheiro extra para pagar determinadas dívidas, é claro que o empréstimo consignado é a melhor opção.
Já se você for trabalhador informal e quer comprar um imóvel e não tem pressa, um financiamento ou um consórcio podem ser as melhores opções para você. Isso porque você não poderá solicitar um empréstimo consignado.
Em resumo, a melhor opção é aquela que melhor cabe no seu bolso e está alinhada com o seu objetivo principal. Afinal, por qual motivo você precisa dessa ajuda financeira?
O ideal é sempre ficar de olho nas taxas e juros de todas as opções de crédito e escolher a melhor que se encaixa para você.
A Dinheirow é o correspondente bancário do banco Arbi. Somos especialistas em crédito consignado online, em um processo feito 100% pela internet e com auxílio de equipe especializada para melhorar as taxas de aprovação, além de acelerar a resposta.
Nossas taxas de juros são a partir de 1,6% ao mês e depois de aprovado o empréstimo, o valor cai na sua conta em até dois dias úteis