O empréstimo usando o saque-aniversário é uma nova modalidade de crédito consignado disponível para quem possui valores depositados do FGTS em contas ativas ou inativas.
É uma prática com juros ainda mais baixos que o empréstimo pessoal, pois, o banco terá a garantia que receberá o pagamento da dívida.
No caso do saque aniversário para empréstimo consignado, o trabalhador poderá antecipar de uma só vez, os valores que receberia em dois ou três anos, período em que ele pode optar por essa modalidade de saque do FGTS.
Quer entender mais sobre o empréstimo usando o saque-aniversário? Leia o texto abaixo e tire todas as suas dúvidas.
Consignado com saque-aniversário do FGTS
O empréstimo usando o saque-aniversário só pode ser feito na Caixa Econômica Federal, pois ela é o único banco que aderiu a essa modalidade de crédito. Isso porque ela é responsável pela gestão integral do FGTS.
Para solicitar o crédito você deverá dirigir-se a uma agência da Caixa para conversar com um gerente.
Para os trabalhadores, essa nova modalidade vai funcionar como uma antecipação do crédito com o pagamento de juros bem menores.
Essa prática de antecipação é comum em alguns bancos no que diz respeito ao 13º e a restituição do Imposto de Renda.
Optar pelo adiantamento é ideal para que você consiga efetuar o pagamento de dívidas cujas taxas de juros sejam altas ou que esteja muito em atraso com o objetivo de amortizá-las.
No entanto é preciso ter em mente que, o empréstimo usando o saque-aniversário não deve ser usado para gastos supérfluos, pois não deixa de ser uma dívida e você terá que pagar por ela.
Regulamentação
Assim como o crédito consignado para servidores públicos, empréstimo usando o saque-aniversário possui juros baixos, mas precisa seguir algumas regras definidas pela Lei 13.313 / 2016.
Veja abaixo quais são as principais regras:
- Comprometimento do saldo de até 10% do saldo do seu FGTS;
- Comprometimento de 100% do valor da multa paga pelo empregador em caso de demissão sem justa causa, culpa recíproca ou força maior;
- Não é permitido comprometer mais que 30% do valor do total do seu salário mensal;
- O pagamento do débito pode ser feito em até 48 vezes;
- Embora a taxa de juros seja menor se comparado a outras modalidades de empréstimo, ela pode chegar a 3,5%.
Cartão de Crédito
Diferente do empréstimo usando o saque-aniversário que já tem definidas as suas condições, ainda está em estudo a possibilidade de liberar o saque-aniversário para pagamento de dívidas com cartão de crédito.
Como funciona o saque-aniversário
O saque-aniversário é uma iniciativa do Governo Federal que estava sendo analisada desde 2016, mas só em 2019 se tornou realidade.
Ele poderá ser feito anualmente no mês de aniversário, mas exclusivamente nesse ano, deverá ser retirado à partir do mês de abril, após a adesão à essa modalidade de saque.
O trabalhador que optar por ela terá direito a retirar um determinado percentual variável de acordo com o saldo em conta ou poderá ainda usar essa quantia como garantia para o empréstimo usando o saque-aniversário.
É importante ressaltar que, uma vez adepto da modalidade de saque-aniversário do FGTS, o trabalhador não terá direito a sacar o saldo restante em caso de demissão por justa causa. Ficando apenas com direito de retirar a totalidade referente à multa de 40%.
Dúvidas comuns sobre saque-aniversário
1. Tenho saldo do FGTS em conta, mas estou desempregado. Posso optar pelo saque-aniversário?
Sim. Mesmo que a sua conta esteja inativa, poderá aderir a essa modalidade de saque.
2. Tenho saldo do FGTS em mais de uma conta. Posso fazer o saque de aniversário apenas da conta inativa?
Não. Ao optar pelo saque-aniversário todo o saldo das suas contas serão contabilizados para fazer a retirada da porcentagem anual permitida.
3. Posso desistir da adesão.
Pode. Mas terá que esperar o tempo de carência que é de 2 anos. Após esse período, basta comunicar a desistência da adesão e você então só fará o saque do FGTS em caso de demissão por justa causa.
4. Posso pegar empréstimo usando o saque-aniversário?
Sim. Essa é uma das maiores vantagens com essa medida governamental, pois com garantia do valor para pagar, a burocracia e os juros são bem menores.
Como aderir ao saque-aniversário
Fazer a adesão ao saque-aniversário é bem simples. Você pode a se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal e conversar com um gerente.
Durante a conversa ele vai orientar sobre o saldo da conta e a quantidade que poderá ser retirada.
Outra opção é acessar o site do FGTS. Se você é correntista da caixa pode fazer a adesão pelo aplicativo, na opção FGTS > INSSS, em seguida escolher FGTS e clicar na opção de adesão ao saque-aniversário.
Para confirmar será preciso ler e aceitar o termo de adesão que deixa claro todas as condições referentes a essa modalidade.
Datas saque-aniversário de 2020
- Nascidos em janeiro e fevereiro – poderão sacar nos meses de abril a junho de 2020.
- Nascidos em março e abril – poderão sacar nos meses de maio a julho de 2020.
- Nascidos em maio e junho – poderão sacar nos meses de junho a agosto de 2020.
- Nascidos em julho – poderão sacar nos meses de julho a setembro de 2020.
- Nascidos em agosto – poderão sacar nos meses de agosto a outubro de 2020.
- Nascidos em setembro – poderão sacar nos meses de setembro a novembro de 2020.
- Nascidos em outubro – poderão sacar nos meses de outubro a dezembro de 2020.
- Nascidos em novembro – poderão sacar nos meses novembro de 2020 a janeiro de 2021.
- Nascidos em dezembro – poderão sacar nos meses dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.
Valor do saque-aniversário em 2020
O valor do saque varia de acordo com o saldo da conta e é definido por uma porcentagem, sendo que quanto maior o saldo, menor a retirada.
No entanto, há uma quantia acrescida que aumenta o valor total do saque. Veja a tabela abaixo:
Conclusão
A novidade do saque-aniversário vai ajudar muitos trabalhadores que precisam de um dinheiro extra para pagar alguma dívida ou até mesmo adquirir algum bem de consumo.
Outra grande vantagem é a possibilidade de empréstimo usando o saque-aniversário, pois você terá saldo que precisa em suas mãos com juros baixos e ainda poderá oferecer uma garantia para o banco, o que diminui bastante a burocracia.
Mesmo com essas facilidades é preciso agir com responsabilidade e não lançar mão do empréstimo ao menor sinal de aperto.
Controlar as finanças e manter o pagamento das contas sempre em dia é a melhor forma de preservar a sua saúde financeira.
A Dinheirow é o correspondente bancário do banco Arbi. Somos especialistas em crédito consignado online, em um processo feito 100% pela internet e com auxílio de equipe especializada para melhorar as taxas de aprovação, além de acelerar a resposta.
Nossas taxas de juros são a partir de 1,6% ao mês e depois de aprovado o empréstimo, o valor cai na sua conta em até dois dias úteis.