O seguro prestamista é uma espécie de garantia que assegura a quitação de uma dívida mesmo que seu solicitante não tenha condições de pagar.
Ele é uma das melhores alternativas para os bancos, pois eles têm a garantia de receber o valor referente à dívida.
Enquanto que o solicitante do serviço terá condições de pagar o débito junto ao banco em caso de situações inesperadas como desemprego, acidente que resultam invalidez temporária ou permanente, doenças incapacitantes e até mesmo morte.
Portanto, optar pelo seguro prestamista pode ser a saída que você precisava para ter mais segurança na hora de contratar algum serviço bancário.
Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção.
Como surgiu o seguro prestamista
Ele surgiu em meados dos anos de 1970 e 1980, cuja presença era marcante na fase dos consórcios de veículos.
Devido aos resultados obtidos, nos anos de 1990 ele começou a fazer parte das transações de financiamentos imobiliários.
Mas foi por volta de 1994 com ascensão do plano real e o crescimento do crédito consignado que ele ganhou destaque.
Atualmente é possível contratar esse tipo de serviço em quase todas as operações de crédito, sendo que a menos indicada é no empréstimo consignado para pensionistas do INSS, aposentados e servidores públicos.
Esse grupo não sofre com a instabilidade no emprego, portanto, embora não seja proibido adquirir o seguro prestamista, ele não é necessário.
Em algumas situações a dívida contraída representa um patrimônio da família, como em caso de imóveis e até mesmo veículos.
Perder esse bem por qualquer motivo que seja, implica em várias situações que podem afetar a harmonia familiar e até mesmo a qualidade de vida.
É importante ressaltar que esse tipo de seguro deve ser feito por um grupo de pessoas, de forma que as prestações formem um fundo para cobrir eventuais necessidades de algum segurado.
Sem que com isso o valor pese para ninguém.
Como funciona o seguro prestamista?
O seguro prestamista funciona como uma proteção em todas as transações financeiras para as partes envolvidas.
As instituições bancárias têm maior segurança, pois sabem que mesmo que aconteça algum imprevisto com seu cliente, ela não terá prejuízos com sua possível inadimplência.
Enquanto que o solicitante dos serviços bancários terá a tranqüilidade de ter todo débito quitado e a garantia de não ter pendências em seu nome.
Tipos de cobertura do seguro
O seguro prestamista oferece cobertura para alguns tipos de sinistros, veja abaixo quais são eles:
- Perda de emprego de forma involuntária;
- Perda de renda por incapacidade de trabalhar;
- Invalidez temporária ou permanente causada por doenças;
- Invalidez temporária ou permanente causada por acidentes;
- Morte.
Ele pode ser usado para as seguintes operações de crédito:
- Financiamentos de bens móveis e imóveis;
- Operações de crédito junto a bancos e instituições financeiras;
- Cartão de crédito;
- Cheque especial;
- Consórcios de bens móveis e imóveis;
- Empréstimos consignados com desconto em folha.
É importante saber que o seguro nessa modalidade pode liquidar a dívida em caso de incapacidade por parte do contratante.
Ou ainda, pagar apenas algumas parcelas, até que se as condições voltem a ficar favoráveis.
Essas condições precisam ser pré-definidas durante a contratação do seguro. Ele deve ser feito no ato da aquisição do produto ou serviço bancário.
Exemplo de seguro prestamista
O seguro prestamista pode ser contrato no valor total da dívida, sendo assim, caso ocorra alguma das situações previstas, ele será acionado e o segurado passa a não ter nenhum débito.
No entanto, é possível também contratar um valor acima da dívida e escolher um segundo beneficiário para receber o saldo do seguro.
Você pode ser o segundo beneficiário, pois o banco sempre será o primeiro.
Há possibilidade ainda de escolher outro beneficiário que não seja você, sendo assim em caso de óbito, outra pessoa poderá receber o saldo do seguro.
Por exemplo, se você contratar um seguro no valor de 10 mil reais e sua dívida for no mesmo valor, não restará saldo, mas a dívida estará quitada.
No entanto, se o valor de cobertura do seguro for de 10 mil reais e sua dívida for de apenas 4 mil reais, assim que o banco receber o valor da dívida, o segundo beneficiário será acionado para receber o saldo.
Esse segundo beneficiário pode ser você mesmo ou alguém da sua escolha.
Para que serve o seguro prestamista
O seguro prestamista serve para garantir a segurança dos envolvidos nas transações bancárias, seja naquelas que são feitas diretamente nos bancos ou nas instituições conveniadas.
No entanto, é importante ressaltar que esse tipo de serviço é caro, mas como é diluído no valor das prestações acaba não pesando no orçamento.
É importante ter em mente que imprevistos acontecem, sendo assim a contratação do seguro, mesmo que implique no aumento das prestações dos serviços contratados vai garantir mais tranqüilidade para você e sua família em caso de situações inesperadas.
O valor pode variar de acordo com a idade do contratante do seguro, o prazo de pagamento e valor do crédito contratado, seja ele um empréstimo ou financiamento.
A contratação para esse tipo de seguro é feita na instituição financeira desde que ela seja conveniada com uma empresa de seguros.
Em casos de sinistros previstos no contrato, é preciso juntar todos os documentos comprobatórios e acionar a seguradora.
Essa por sua vez tem um período de 30 dias contados à partir do dia do recebimento da documentação para efetuar o pagamento. Algumas seguradoras preferem usar como referência a data do sinistro.
Seguro prestamista é obrigatório no empréstimo?
Não. Ele não é obrigatório e não pode ser usado como forma de garantia para que o cliente tenha outros benefícios.
Além disso, as linhas de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, bem como para servidores públicos, não oferecem riscos de inadimplência, pois os descontos são feitos diretamente na folha de pagamento.
Ainda assim, nada impede que as pessoas que optarem por essa linha de crédito façam o seguro.
No entanto, o seguro prestamista é indicado para pessoas que não tenham emprego fixo, e mesmo assim, sejam liberados para contrair empréstimos consignados com desconto em folha.
Conclusão
O seguro prestamista é uma excelente forma de garantir tranqüilidade para os envolvidos em transações bancários, pois garante o pagamento para as instituições e a tranqüilidade para quem contrata o serviço.
Sendo assim, ao contratar um serviço bancário considere a possibilidade de adquirir esse tipo de seguro.
Afinal de contas, algumas situações são imprevisíveis e podem pegar você de surpresa.
A Dinheirow é o correspondente bancário do banco Arbi. Somos especialistas em crédito consignado online, em um processo feito 100% pela internet e com auxílio de equipe especializada para melhorar as taxas de aprovação, além de acelerar a resposta.
Nossas taxas de juros são a partir de 1,6% ao mês e depois de aprovado o empréstimo, o valor cai na sua conta em até dois dias úteis.
Gostou? clique abaixo no botão e compartilhe