Atendimento do INSS: saiba onde tirar suas dúvidas

Publicado : 12/03/2020
Atualizado : 12/03/2020

O atendimento do INSS é uma forma de facilitar o acesso da população aos diversos serviços oferecidos pelo órgão. 

Se você tem dúvidas sobre seu funcionamento, chegou ao lugar certo. Neste artigo vamos ajudar você a entender como ter acesso fácil e rápido aos serviços disponibilizados para os cidadãos. 

O Instituto Nacional de Seguro Social ou INSS é um órgão do Governo Federal responsável por receber e administrar as contribuições mensais e usar esse recurso para garantir benefícios aos seus segurados. 

Pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente, entre outros benefícios são concedidos sob requerimento do interessado. 

Quer aprender como funciona o atendimento do INSS? Então leia as informações abaixo com bastante atenção. 

 

Como ser atendido pelo INSS

Para ser atendido pelo INSS você precisa escolher um dos canais de atendimento que são disponibilizados para facilitar a comunicação com o cidadão. 

O atendimento tem se tornado cada vez menos burocrático, pois o órgão tem investido na criação de diversos canais para que os segurados tenham acesso aos serviços com mais facilidade.

Portanto, é possível escolher o canal que seja mais acessível para você.  Conheça agora quais são eles: 

- Agência da Previdência Social – APS; 
- Agência da Previdência Social de atendimento às demandas judiciais;
- Agência da Previdência Social de Acordos Internacionais; 
- Central de atendimento 135;
- Meu INSS (site ou aplicativo); 
- Portal do INSS.

É muito importante ter em mãos os documentos pessoais, (carteira de identidade, CPF, endereço completo e número de protocolo caso já possua) sempre que você precisar entrar em contato com INSS para facilitar o seu atendimento. 

 

Rede de Atendimento do INSS

A rede de atendimento do INSS é um conjunto de canais disponibilizados para facilitar o atendimento ao cidadão e diminuir o tempo de espera nas agências, bem como facilitar o acesso aos benefícios que lhe são garantidas pelo seguro social. 

Conheça quais são os canais e como eles funcionam.

Portal do INSS

O portal do INSS é um canal disponível na internet para que os segurados possam requerer vários benefícios e ter acesso à vários tipos de informações muito importantes.

Ele pode ser acessado usando qualquer plataforma, ou seja, tablet, computador, notebook ou até mesmo smartphone. 

 

Meu INSS

Meu INSS é mais um canal de atendimento para os segurados. No entanto, ele é mais direto. Para ter acesso aos serviços é preciso fazer um cadastro prévio no portal do Governo

Se preferir você pode baixar o aplicativo Meu INSS no seu smartphone e usar o número de cadastro no portal do Governo para acessar os serviços. 

Por meio dele será possível ter acesso a vários serviços, tais como agendamento, emissão de guia de pagamento, comunicação de acidente no trabalho, entre outros serviços.

Saiba mais: O que é e como funciona o aplicativo Meu INSS

Central de Atendimento 135

A central de atendimento do INSS, o 135 é um dos mais populares canais de comunicação do INSS, por ser gratuito para ligações de telefone fixo ou orelhão, além disso, é mais fácil para pessoas que ainda encontram dificuldade em lidar com a internet.  

É possível fazer ligações usando o celular, no entanto, haverá cobrança de valor igual uma ligação local.

A central funciona das 07h às 22h horas de segunda a sábado. No entanto, nem sempre é possível ser atendimento de forma rápida. 

Embora seja possível ter acesso a diversos tipos de serviços por meio desse canal, segundo informações do Ministério Previdência Social, a central tem 2.7 mil atendentes para atender milhões de brasileiros, o que torna o serviço bastante ruim.

 

Saiba mais: “Não Perturbe” para INSS: bloqueie ligações oferecendo crédito

Melhores horários para ligações

Os melhores horários para ligações direcionadas à central de atendimento do INSS pelo número de telefone 135 é das 07h às 9h e das 19h às 22h, além do sábado durante todo o dia.

Aproveitando esses horários e até mesmo o sábado é possível que você consiga resolver sua demanda de forma rápida.

 

Números e ramais da Central de Atendimento do INSS

Seja qual for a sua necessidade é preciso ligar diretamente no número 135, a partir dessa ligação você poderá escolher o ramal adequado para resolver o seu problema. Veja abaixo quais sãos principais: 

- Falar com atendente em qualquer momento da ligação: digite 0.
- Resultado de perícia médica: digite 1;
- Informações sobre local e data de pagamento de benefício: digite 2;
- Agendar perícia médica ou requerer benefício: digite 3;
- Consultar andamento de pedido, cumprimento de exigência ou cancelar requerimento: digite 4;
- Pedido de cópia de processo: digite 5; 
- Agendamento de retirada de documento: digite 5 e em seguida o número referente ao documento que você precisa; 
- Solicitação de pagamento de benefício pendente ou transferência de benefício para outra agência do INSS: digite 6; 
- Bloqueio e desbloqueio de benefício para empréstimo e alterar forma de pagamento: digite 6 e em seguida a opção que você precisa; 
- Revisão de benefício e outros serviços: digite 6; 
- Informações sobre o aplicativo Meu INSS, contribuição, aposentadoria, auxílio doença e demais benefícios: digite 7;
- Denúncias, elogios, sugestões ou reclamações: digite 8; 

 

Agência da Previdência Social de Atendimento de Demandas Judiciais

É o tipo de agência destinada a atender as demandas judiciais como forma de garantir que sejam cumpridas todas as decisões judiciais. Portanto, ela não disponibiliza atendimento ao público. 

 

Agência da Previdência Social de Acordos Internacionais

São agências criadas exclusivamente para atender os trabalhadores brasileiros que moram fora do país e os estrangeiros que trabalham no Brasil. 

Para ter acesso aos serviços é preciso que eles estejam amparados pelo acordo internacional de reconhecimento de contribuições previdenciárias entre ambos os países. 

Esse acordo permite que o tempo de trabalho bem como sua contribuição seja computado e garanta os direitos previdenciários legais. 

Como encontrar uma agência do INSS

Para encontrar uma agência do INSS mais próxima de você é preciso acessar o portal oficial. Assim que entrar na página, basta clicar no ícone laranja com a escrita encontre uma agência.

Você será direcionado para uma página de prestação de serviços. Role a página até encontrar um ícone branco com a frase: “encontre uma agência”. Clique em cima dele. 

Outra página será aberta e você deverá inserir o CEP de sua residência para que o programa localize a agência mais próxima. 

Conclusão

Conhecer as formas de atendimento do INSS é muito importante para que você escolha o melhor canal caso precise de algum serviço oferecido pelo órgão. 

Sem contar, que como segurando é bom que você entenda o funcionamento e quais as maneiras mais fáceis e rápidas de requerer algum benefício. 

Com certeza, as informações acima ajudaram você a conhecer mais sobre o atendimento do INSS e como fazer para encontrar uma agência mais perto de sua residência. 

Não guarde essas informações, compartilhe com seus amigos. Com certeza elas ajudarão outras pessoas que precisam os serviços o Instituto Nacional do Seguro Social. 

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Atendimento do INSS: saiba onde tirar suas dúvidas


Publicado : 12/03/2020
Atualizado : 12/03/2020

O atendimento do INSS é uma forma de facilitar o acesso da população aos diversos serviços oferecidos pelo órgão. 

Se você tem dúvidas sobre seu funcionamento, chegou ao lugar certo. Neste artigo vamos ajudar você a entender como ter acesso fácil e rápido aos serviços disponibilizados para os cidadãos. 

O Instituto Nacional de Seguro Social ou INSS é um órgão do Governo Federal responsável por receber e administrar as contribuições mensais e usar esse recurso para garantir benefícios aos seus segurados. 

Pensão por morte, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente, entre outros benefícios são concedidos sob requerimento do interessado. 

Quer aprender como funciona o atendimento do INSS? Então leia as informações abaixo com bastante atenção. 

 

Como ser atendido pelo INSS

Para ser atendido pelo INSS você precisa escolher um dos canais de atendimento que são disponibilizados para facilitar a comunicação com o cidadão. 

O atendimento tem se tornado cada vez menos burocrático, pois o órgão tem investido na criação de diversos canais para que os segurados tenham acesso aos serviços com mais facilidade.

Portanto, é possível escolher o canal que seja mais acessível para você.  Conheça agora quais são eles: 

- Agência da Previdência Social – APS; 
- Agência da Previdência Social de atendimento às demandas judiciais;
- Agência da Previdência Social de Acordos Internacionais; 
- Central de atendimento 135;
- Meu INSS (site ou aplicativo); 
- Portal do INSS.

É muito importante ter em mãos os documentos pessoais, (carteira de identidade, CPF, endereço completo e número de protocolo caso já possua) sempre que você precisar entrar em contato com INSS para facilitar o seu atendimento. 

 

Rede de Atendimento do INSS

A rede de atendimento do INSS é um conjunto de canais disponibilizados para facilitar o atendimento ao cidadão e diminuir o tempo de espera nas agências, bem como facilitar o acesso aos benefícios que lhe são garantidas pelo seguro social. 

Conheça quais são os canais e como eles funcionam.

Portal do INSS

O portal do INSS é um canal disponível na internet para que os segurados possam requerer vários benefícios e ter acesso à vários tipos de informações muito importantes.

Ele pode ser acessado usando qualquer plataforma, ou seja, tablet, computador, notebook ou até mesmo smartphone. 

 

Meu INSS

Meu INSS é mais um canal de atendimento para os segurados. No entanto, ele é mais direto. Para ter acesso aos serviços é preciso fazer um cadastro prévio no portal do Governo

Se preferir você pode baixar o aplicativo Meu INSS no seu smartphone e usar o número de cadastro no portal do Governo para acessar os serviços. 

Por meio dele será possível ter acesso a vários serviços, tais como agendamento, emissão de guia de pagamento, comunicação de acidente no trabalho, entre outros serviços.

Saiba mais: O que é e como funciona o aplicativo Meu INSS

Central de Atendimento 135

A central de atendimento do INSS, o 135 é um dos mais populares canais de comunicação do INSS, por ser gratuito para ligações de telefone fixo ou orelhão, além disso, é mais fácil para pessoas que ainda encontram dificuldade em lidar com a internet.  

É possível fazer ligações usando o celular, no entanto, haverá cobrança de valor igual uma ligação local.

A central funciona das 07h às 22h horas de segunda a sábado. No entanto, nem sempre é possível ser atendimento de forma rápida. 

Embora seja possível ter acesso a diversos tipos de serviços por meio desse canal, segundo informações do Ministério Previdência Social, a central tem 2.7 mil atendentes para atender milhões de brasileiros, o que torna o serviço bastante ruim.

 

Saiba mais: “Não Perturbe” para INSS: bloqueie ligações oferecendo crédito

Melhores horários para ligações

Os melhores horários para ligações direcionadas à central de atendimento do INSS pelo número de telefone 135 é das 07h às 9h e das 19h às 22h, além do sábado durante todo o dia.

Aproveitando esses horários e até mesmo o sábado é possível que você consiga resolver sua demanda de forma rápida.

 

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Seja qual for a sua necessidade é preciso ligar diretamente no número 135, a partir dessa ligação você poderá escolher o ramal adequado para resolver o seu problema. Veja abaixo quais sãos principais: 

- Falar com atendente em qualquer momento da ligação: digite 0.
- Resultado de perícia médica: digite 1;
- Informações sobre local e data de pagamento de benefício: digite 2;
- Agendar perícia médica ou requerer benefício: digite 3;
- Consultar andamento de pedido, cumprimento de exigência ou cancelar requerimento: digite 4;
- Pedido de cópia de processo: digite 5; 
- Agendamento de retirada de documento: digite 5 e em seguida o número referente ao documento que você precisa; 
- Solicitação de pagamento de benefício pendente ou transferência de benefício para outra agência do INSS: digite 6; 
- Bloqueio e desbloqueio de benefício para empréstimo e alterar forma de pagamento: digite 6 e em seguida a opção que você precisa; 
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São agências criadas exclusivamente para atender os trabalhadores brasileiros que moram fora do país e os estrangeiros que trabalham no Brasil. 

Para ter acesso aos serviços é preciso que eles estejam amparados pelo acordo internacional de reconhecimento de contribuições previdenciárias entre ambos os países. 

Esse acordo permite que o tempo de trabalho bem como sua contribuição seja computado e garanta os direitos previdenciários legais. 

Como encontrar uma agência do INSS

Para encontrar uma agência do INSS mais próxima de você é preciso acessar o portal oficial. Assim que entrar na página, basta clicar no ícone laranja com a escrita encontre uma agência.

Você será direcionado para uma página de prestação de serviços. Role a página até encontrar um ícone branco com a frase: “encontre uma agência”. Clique em cima dele. 

Outra página será aberta e você deverá inserir o CEP de sua residência para que o programa localize a agência mais próxima. 

Conclusão

Conhecer as formas de atendimento do INSS é muito importante para que você escolha o melhor canal caso precise de algum serviço oferecido pelo órgão. 

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