Sabemos o quanto a situação financeira de muitas pessoas podem estar difíceis. Por isso, preparamos esse artigo com 05 fraudes financeiras mais comuns nessa época de crise.
Saiba mais: Educação financeira durante a crise
01) Emails e Ligações
Emails e ligações são os contatos mais usados como fraude. Se você receber ligações ou e-mails com ofertas ou pedidos de informação, não forneça senhas, números de cartão de crédito, endereço ou qualquer dado pessoal.
Caso você receba uma mensagem ou ligações de quem quer que seja dizendo-se do banco, da financeira, da companhia de água, luz, gás ou telefone, da provedora de TV a cabo, desconfie!
Em nome de sua segurança, desligue a ligação e telefone você mesmo para a sua agência ou o seu gerente, ou para o número do Serviço de Atendimento indicado no site oficial da empresa.
Você também pode fazer o contato pela própria internet usando os canais oficiais da empresa que você quer entrar em contato.
Saiba mais: Bancos confiáveis para empréstimo
02) Links de redes sociais
Em momentos de crise, circulam muitas informações e notícias falsas pelas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp.
Tome cuidado redobrado com links e notícias que receber, independente de quem estiver mandando para você.
Sempre dê preferência para os canais oficiais. Desconfie de links que prometem ajudar com o cadastro de programas do governo ou algum tipo de assistência.
Antes de clicar em qualquer link, é importante buscar a informação em outras fontes. Caso seja suspeito, não clique.
Existem links que podem instalar programas maliciosos. Logo, suas informações pessoais, como senhas de bancos e números de cartão de crédito estarão desprotegidas.
03) Compras feitas por terceiros
Com o crescente aumento do isolamento social, alguns serviços ganharam espaço. Entregas a domicílio ou até mesmo pessoas se oferecendo para fazerem compras uma para as outras passaram a fazer parte da vida das pessoas.
Alguns cuidados, nos dois casos, são necessários.
Caso você escolha o serviço de entrega, prefira sempre que possa ser pago pelo próprio aplicativo. Existe também a possibilidade de o pagamento ser realizado na entrega, através de uma “maquininha” de cartão.
Já se você sentir necessidade de pedir alguém para fazer compras, nunca entregue seu cartão, por mais confiável que a pessoa seja. E caso você vá fazer as compras para alguém, nunca aceite cartão de crédito de terceiros.
Prefira sempre entregar o valor em dinheiro, realizar transferência bancária (usando o seu celular ou computador) ou preencher um cheque nominal.
Não estamos falando aqui para desconfiar de todos, mesmo sendo pessoas que você conheça há anos. Isso é uma medida de segurança tanto para você, que empresta o cartão, tanto para outra que está fazendo a gentileza de realizar as compras.
04) Compras na internet
Sabemos que nesse momento, a recomendação das autoridades de saúde é de ficar em casa. E por conta disso, os meios digitais estão cada vez mais em destaque.
A maioria das pessoas estão preferindo fazer compras pela internet, principalmente devido a conveniência. E essa facilidade atrai muitos golpistas.
Um dos golpes mais comuns é usar lojas de fachada, ou seja, lojas que oferecem produtos e serviços, mas não realizam a entrega do que foi prometido. O interessado realiza a compra e o processo de pagamento é feito, deixando o consumidor no prejuízo.
Normalmente essas lojas possuem informações falsas ou inconsistentes. Por isso, listamos aqui alguns cuidados que você deve ter:
- Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado.
- Pesquise se a loja realmente existe e se opera de forma regular.
- Consulte se essas empresas possuem reclamações registradas em sites especializados ou consulte o perfil em consumidor.gov.br.
E uma última dica importante é sobre a informação que está no boleto.
Caso você opte por essa forma de pagamento, verifique, no caixa eletrônico, no internet banking ou no aplicativo do celular, se o nome do beneficiário do pagamento é da pessoa ou empresa para quem você pretende transferir o recurso.
Leia mais: Cuidados ao realizar seu empréstimo consignado online
05) Links com promessas de soluções financeiras
Em momentos de crise e dificuldades, os golpistas se aproveitam ainda mais da fragilidade das pessoas.
Por isso, tome bastante cuidado e desconfie de ligações ou mensagens (WhatsApp, SMS ou email) oferecendo soluções muito fáceis para renegociação de dívidas, emprego, saque de FGTS entre outras soluções financeiras.
É aconselhável não responder e nem clicar nos links das mensagens, independente se foi enviada por desconhecidos ou não.
Importante observar também a aparência da mensagem: sites muito extensos ou desconhecidos tendem a ser fraudes.
Se você receber algum arquivo, tenha cuidado também. Arquivos com final “.exe” podem instalar um programa no seu celular ou computador. Com isso, podem roubar seus dados. No caso de dúvida, o ideal é ignorar o link e procurar a empresa nos canais oficiais.
Saiba mais: Golpes de Consignado: saiba como se prevenir
Conclusão
Sabemos que, dependendo da sua situação, uma mensagem positiva falando sobre um prêmio ou até mesmo o depósito do seu Auxílio Emergencial podem ser um sinal de luz no final do túnel.
Porém, por melhor que possa parecer, qualquer notícia ou link deve ser checado. Evite agir por impulso, como preencher seus dados em qualquer formulário que prometa algum tipo de ajuda.
Pessoas com más intenções aproveitam da fragilidade de muitos para aplicar golpes. Ainda mais nessa época de crise. Por conta disso, é importante ter atenção redobrada.
A Dinheirow é o correspondente bancário do banco Arbi. Somos especialistas em crédito consignado online, em um processo feito 100% pela internet e com auxílio de equipe especializada para melhorar as taxas de aprovação, além de acelerar a resposta.
Nossas taxas de juros são a partir de 1,6% ao mês e depois de aprovado o empréstimo, o valor cai na sua conta em até dois dias úteis.