Existem vários motivos para uma pessoa recorrer a um empréstimo na hora de realizar seu planejamento financeiro. Um investimento, a compra de um veículo, reformas na casa, emergência financeira ou um planejamento de uma viagem, são exemplos frequentes.
Em todos os casos, avaliar as taxas, condições e restrições feitas pela instituição financeira são partes importantes a se considerar. As diferentes linhas e formas de crédito disponíveis podem causar uma confusão e estamos aqui para esclarecê-las.
O que é empréstimo pessoal
Considerada uma das modalidades de crédito mais fácil e acessível. Com taxas de juros mais altas, o empréstimo pessoal é a linha de crédito entre uma pessoa física e um Banco.
O empréstimo pessoal tem maior taxa de risco para o Banco pois não existe a obrigatoriedade de se comprovar a finalidade do dinheiro. Apenas é analisado o grau de bom pagador, através de consultas ao Serasa e SPC.
Nessas instituições cada pessoa possui um score que é definido pelas contas e dívidas existentes em seu CPF e os pagamentos em dia.
Principais dúvidas sobre empréstimo pessoal
Criamos uma lista com as dúvidas mais comuns sobre empréstimo pessoal, se surgirem dúvidas diferentes não deixe de comentar ao final para que possamos te ajudar.
1) É possível pedir o empréstimo pessoal mesmo negativado?
Claro, porém nem todas as instituições financeiras têm essa condição. Ao entender a pessoa com nome negativado com uma taxa de risco maior, as taxas de juros para este empréstimo normalmente são mais elevadas. Mas existem instituições com linhas específicas para esta situação.
2) Quanto dá para pegar no empréstimo pessoal?
Alguns fatores influenciam no limite máximo do valor, sua renda e seu histórico de correntista na instituição são sempre os de maior peso.
Os fatores avaliados pelo banco podem mudar de uma para outra instituição.
3) Qual o prazo de pagamento do empréstimo pessoal?
Normalmente apresentam uma média de até 48 meses para quitar, podendo ser negociado junto ao banco e afetando também a taxa de juros. Quanto mais tempo para pagar, maior o fator de risco, logo maior os juros.
4) Qual a taxa de juros de empréstimo pessoal?
Como são vários fatores influenciando essa taxa, podemos definir uma margem de 1,10% a 20,28%. Atualmente, lojas têm apresentado as maiores taxas, seguido das financeiras e por fim os bancos.
5) Quem pode pegar empréstimo pessoal?
Qualquer pessoa acima de 18 anos de idade, com renda suficiente para quitação da dívida e uma conta existente em algum banco. Para instituições como financeiras e lojas, podem ser exigidos cópias de comprovante de residência e contra-cheque.
6) Quais são os documentos necessários?
Para a maior parte dos bancos é necessário apenas um comprovante de residência e um CPF que esteja limpo. Caso negativado, pode se solicitar um outro CPF limpo para ser apresentado como fiador.
7) Preciso ter conta no mesmo banco que irá me fornecer o empréstimo?
Segundo o Banco Central, órgão regulador destas instituições, não existe obrigatoriedade em ter uma conta no banco para que se retire um empréstimo. Porém, podem existir políticas internas do banco, podendo variar conforme cada caso.
O que é empréstimo consignado
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito descontada diretamente na folha de pagamento ou benefício. Portanto, apresenta menor taxa de risco para as instituições, e por isso possui as menores taxas de juros.
Ideal para servidores públicos, trabalhadores de carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS, todos tem seus valores de parcelas descontados diretamente na folha.
Principais dúvidas sobre empréstimo consignado
1) Consignado: é possível pedir mesmo negativado?
Para realizar um empréstimo consignado não é necessário estar com o nome limpo, pois este está vinculado ao pagamento diretamente.
Existem algumas modalidades de trabalhadores que têm acesso a este crédito de forma ainda mais facilitada, a exemplo dos servidores públicos.
Leia mais: Guia de Empréstimo para Negativado
2) Consignado: quanto dá para pegar?
O Banco Central determina o limite para empréstimo consignado em 30% da renda. Essa margem é entendida como a Margem Consignável para seu empréstimo.
Leia mais: Entenda: Margem Consignável para Crédito Consignado
3) Consignado: qual o prazo de pagamento?
Também é uma determinação do Banco Central que as financeiras tenham o mínimo de 6 meses a 96 meses para quitação. E ainda, podendo ser pago antecipadamente, com descontos.
4) Consignado: qual a taxa de juros?
As taxas de juros são determinadas pela instituição financeira escolhida. Mas já podemos afirmar que elas costumam serem mais baixas que taxas de cartão de crédito, cheque especial e empréstimo pessoal.
Leia mais: Como calcular os juros de um Empréstimo Consignado
5) Consignado: quem pode pegar?
Para retirar um empréstimo consignado a pessoa precisa ter uma fonte de renda fixa, garantida por um benefício ou carteira assinada. Quanto maior a segurança financeira, menor as taxas obtidas.
6) Consignado: quais são os documentos necessários?
Os documentos exigidos para retirar um empréstimo consignado:
- RG
- CPF
- Comprovante de Residência
- Comprovante de Pagamento
7) Consignado: Preciso ter conta no mesmo banco que irá me fornecer o empréstimo?
Não é obrigatório pelo Banco Central que o empréstimo seja feito no banco onde a pessoa recebe seu benefício. Porém a conta precisa estar no mesmo nome de quem fez a solicitação.
É necessário que o banco tenha autorização do Banco Central para fazer essa operação. Para beneficiários de INSS, autorizados pela Previdência. Vale lembrar que o empréstimo não precisa ficar sempre no mesmo banco podendo ser realizada uma portabilidade.
Infográfico: Diferença entre empréstimo pessoal e consignado
Conclusão
Esperamos que estas respostas tenham ajudado a melhorar o entendimento sobre empréstimos. Sabemos da importância de um bom planejamento financeiro e das necessidades de auxílio em momentos de dúvidas e emergências.
A Dinheirow é o correspondente bancário do banco Arbi. Somos especialistas em crédito consignado online, em um processo feito 100% pela internet e com auxílio de equipe especializada para melhorar as taxas de aprovação, além de acelerar a resposta.
Nossas taxas de juros são a partir de 1,6% ao mês e depois de aprovado o empréstimo, o valor cai na sua conta em até dois dias úteis.