Sabemos o quanto o tema de margem negativa pode ser responsável por dúvidas, principalmente dentro do empréstimo consignado.
Nesse artigo, queremos sanar as dúvidas mais comuns sobre margem consignável. Como esse é um tema vasto, você pode enviar as suas dúvidas. E conforme elas vão chegando, nós atualizaremos o artigo.
Saiba mais: Crédito Consignado com Margem Negativa
01) Quando a margem fica negativa
Quando a margem aparece como negativa significa que a capacidade de pagamento está comprometida.
Existem várias razões para o saldo ficar negativo. Uma delas são os descontos ou retenções não consideradas antes ou obrigatórias por lei (como pensão alimentícia, contribuições sindicais).
Um outro motivo bem comum é a Reserva de Margem Consignável, associada a emissão de um cartão de crédito, sem o consentimento do tomador do empréstimo.
Se antes de contratar o empréstimo, o interessado realizar diversas propostas em diferentes bancos, pode ocorrer também uma reserva em duplicidade. Neste caso, a negociação pode ser reprovada ou não averbada.
02) Como evitar a margem negativa
Uma das melhores formas para evitar ter margem negativa é realizar um planejamento financeiro, principalmente quando for contratar um empréstimo consignado.
Fique sempre de olho aos descontos na sua folha de pagamento. Podem haver descontos indevidos e quanto mais cedo descobrir, melhor será para você.
03) Estou com margem negativa. E agora?
Depois de contratar muitos empréstimos consignados, é possível comprometer o limite da margem consignável. Em alguns desses casos, as pessoas ainda precisam de dinheiro, principalmente devido a uma emergência financeira, por exemplo.
Nesse momento é importante conhecer quais opções estão disponíveis para liberar margem consignável. Existem maneiras de conseguir um novo valor emprestado, sem a necessidade de fazer mais um contrato.
Conheça abaixo as três alternativas que separamos para você que está com margem negativa ou está quase no limite da margem para solicitar um novo empréstimo consignado.
a) Refinanciamento
O refinanciamento do contrato é um jeito de obter crédito sem precisar assumir um novo contrato. É para quem já quitou parte do empréstimo e quer continuar com a mesma instituição financeira.
No refinanciamento de empréstimo consignado, o cliente ajusta o contrato atual e ainda sai com a diferença em dinheiro.
Basicamente, as parcelas mensais continuam tendo o mesmo valor. O banco apenas abate o que já foi pago e refinancia o que falta. O prazo de pagamento volta a ser o inicial.
É como se um novo empréstimo fosse feito. O crédito em andamento é quitado e inicia-se um novo contrato, que libera dinheiro, como um troco. Conforme as parcelas mensais são pagas, o saldo devedor diminui e o limite aumenta.
Qualquer empréstimo consignado pode ser refinanciado. Porém, vai depender das regras de cada banco, ou seja, dependendo do quanto você pagou, eles podem aceitar ou não o seu pedido de refinanciamento.
Saiba mais: O que é refinanciamento de empréstimo consignado?
b) Portabilidade
A portabilidade de crédito é bem parecida com o refinanciamento. A diferença é que o cliente decide transferir o empréstimo consignado do banco atual para outro.
O processo pode ser solicitado por qualquer pessoa. Contudo, o contrato atual precisa ser quitado e cancelado. A quitação fica por conta do banco que receberá a dívida. Ele é que libera o dinheiro para pagar o saldo devedor no outro banco.
O banco de onde o cliente está saindo é obrigado a aceitar a solicitação e fornecer todas as informações necessárias para o processo.
O novo contrato deve obedecer ao valor inicial do empréstimo. Assim como o prazo de pagamento. Porém, a taxa de juros pode ser reduzida.
Saiba mais: O que é portabilidade de dívida?
c) Quitação
Quitar o empréstimo consignado antes da data é possível.
Quitando um empréstimo antecipadamente não só é possível como é uma das formas usadas para liberar margem consignável e encerrar os descontos na sua folha de pagamento.
Para quitar o contrato atual basta entrar em contato com a instituição financeira e solicitar a quitação parcial ou total. A instituição financeira emitirá um boleto com o valor total.
O interessante é que os juros que seriam cobrados nos próximos meses não precisarão ser pagos.
Ao quitar o empréstimo, você consegue descontos. Isso porque não faz sentido cobrar juros em parcelas que não vão mais existir.
Saiba mais: Empréstimo Consignado: Como Quitar Antecipadamente
Conclusão
Quando estamos diante de algum assunto novo, é normal termos muitas dúvidas sobre. Por isso, sempre que quiser, venha em nosso blog para saber mais sobre margem negativa e outros vários assuntos como empréstimo consignado, portabilidade, refinanciamento etc.
Realize sua Simulação de Empréstimo Online na Dinheirow
A Dinheirow é o correspondente bancário do banco Arbi. Somos especialistas em crédito consignado online, em um processo feito 100% pela internet e com auxílio de equipe especializada para melhorar as taxas de aprovação, além de acelerar a resposta.
Nossas taxas de juros são a partir de 1,35% ao mês e depois de aprovado o empréstimo, o valor cai na sua conta em até dois dias úteis.