No artigo de hoje separamos algumas dúvidas comuns sobre empréstimo consignado e alguns termos que as pessoas se deparam ao realizar uma simulação online.
Sabemos que as dúvidas sobre esse tema são constantes e vastas. Por isso, esse artigo estará sempre atualizado com as principais dúvidas sobre empréstimo consignado que recebemos.
1) O que o Score de crédito influencia no crédito consignado
Já adiantamos que o score de crédito não influencia na taxa de juros e nem se o seu empréstimo consignado será aprovado ou não.
No crédito consignado, diferente do empréstimo pessoal, não há avaliação do seu perfil enquanto consumidor. Ou seja, mesmo se você for um mal pagador, basta você ter margem consignável para realizar novos empréstimos.
Ter um score abaixo da média significa que você tem muitas dívidas em seu nome.
Por conta disso, as pessoas costumam usar o crédito consignado para conseguir pagar todas elas. E então, voltar a ter o score de crédito alto e conseguir ter acesso a outras modalidades de crédito, como o financiamento.
Quem pode ter acesso ao crédito consignado
Essa é uma modalidade de crédito em que a quitação da dívida é feita diretamente na folha de pagamento.
Por isso, somente aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos da esfera municipal, estadual e federal e alguns funcionários da iniciativa privada têm acesso a esse crédito.
Saiba mais: O score de crédito afeta o empréstimo consignado?
2) O que é uma pessoa politicamente exposta?
Durante muitas simulações de empréstimo, as pessoas se deparam com um termo pouco comum e que muitas vezes geram dúvidas: afinal, o que é uma pessoa politicamente exposta? Como saber se eu me enquadro?
De forma resumida, pessoas politicamente expostas (em alguns locais esse termo está representado pela sigla PPE) são servidores públicos que exercem ou exerceram nos últimos cinco anos funções ou obtiveram cargos de alta importância dentro da esfera pública.
São exemplos de pessoas politicamente expostas exerce ou exerceu, nos últimos cinco anos, os cargos de Ministro de Estado, Presidente, Vice-Presidente, membros do Conselho Nacional de Justiça, do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores.
Além desses cargos, familiares dessas pessoas também são enquadrados como pessoas politicamente expostas.
Essa nomenclatura foi criada em 2006 com o objetivo de auxiliar no combate à corrupção. Para empresas que se relacionam com PPEs, podem gerar problemas tanto de má reputação tanto riscos graves, podendo parar na justiça.
Saiba mais: O que é uma pessoa politicamente exposta?
3) O que é portabilidade de dívida e quando solicitar?
Ao simular qualquer empréstimo consignado online, você pode se deparar com a opção de “Portabilidade de Dívida”. Ou até mesmo, você pode, ao invés de realizar um novo empréstimo, economizar dinheiro com a portabilidade.
Mesmo que você tenha feito um empréstimo consignado em um determinado banco, você pode transferir essa dívida para um outro banco. Mesmo que você já tenha começado a pagar pelo empréstimo.
Caso você encontre uma instituição financeira com taxas de juros mais baixas, por exemplo, você pode solicitar a sua transferência.
Uma das informações mais importantes que você pode ter em relação a portabilidade de empréstimo consignado é de que o banco não pode negar ou impedir que você realize a transferência.
O que pode ser negado é o seu pedido de portabilidade para a outra instituição financeira.
Por exemplo, você realizou um empréstimo consignado no Banco A, porém descobriu que o Banco B oferece condições melhores. Então, você solicita ao Banco A para que transfira sua dívida ao Banco B.
O Banco A não pode negar o seu pedido. Mas o Banco B pode negar a sua solicitação, por regras da própria instituição financeira. Algumas instituições aceitam realizar a portabilidade apenas com uma quantidade de parcelas já pagas, determinados tipo de empréstimo etc.
Saiba mais: O que é portabilidade de dívida
4) Como fica o empréstimo consignado após a morte do devedor
Quando um parente ou amigo morre, as complicações vão além da perda da pessoa.
Uma dívida pendente pode virar uma dor de cabeça, principalmente quanto à burocracia envolvida, o que pode dificultar a solução do problema.
Caso a dívida seja um empréstimo consignado, as dúvidas ao redor desse tema são ainda maiores.
Inclusive, esse é um assunto que, quando exposto, gera muitas opiniões diferentes. Segundo o STJ, a dívida não acaba no fim da vida, mas sim no limite do espólio.
Espólio são os bens ou valores deixados pela pessoa que faleceu. Herança são somente os bens, direitos e os deveres que alguém deixa.
Caso uma pessoa venha a falecer e exista uma dívida de empréstimo consignado pendente, é necessário usar esses bens para quitar a dívida. E só então poderá usar o que sobrou para realizar a partilha entre os herdeiros.
Saiba mais: Empréstimo Consignado e a Extinção da Dívida por Morte do Devedor
5) O que é e quando contratar o seguro prestamista no crédito consignado
O que é uma dúvida comum é a obrigatoriedade de contratar o seguro prestamista junto com o empréstimo consignado.
Ele não é obrigatório e não pode ser usado como forma de garantia para que o cliente tenha outros benefícios.
Isso porque a forma de pagamento do crédito consignado não oferecem riscos de inadimplência, pois os descontos são feitos diretamente na folha de pagamento.
O seguro prestamista é uma garantia que assegura a quitação de uma dívida mesmo que seu solicitante não tenha condições de pagar.
Ele é uma das melhores alternativas para os bancos, pois eles têm a garantia de receber o valor referente à dívida.
Dependendo da sua situação, optar pelo seguro prestamista pode ser sim uma boa opção. Mas é preciso ter cuidado ao optar por um serviço que realmente vá ajudar você e que seja de fato útil na sua vida financeira.
Saiba mais: O que é seguro prestamista
Conclusão
Ter dúvidas sobre algum produto ou serviço não significam que você não é capaz de compreendê-lo.
Quando estamos diante de algo novo, é comum não entender muito bem no começo. Por isso, estamos aqui para ajudar você. Não deixe de enviar seus questionamentos para a nossa equipe.
A Dinheirow é o correspondente bancário do banco Arbi. Somos especialistas em crédito consignado online, em um processo feito 100% pela internet e com auxílio de equipe especializada para melhorar as taxas de aprovação, além de acelerar a resposta.
Nossas taxas de juros são a partir de 1,6% ao mês e depois de aprovado o empréstimo, o valor cai na sua conta em até dois dias úteis.